Luminária para quarto: como escolher a ideal para o seu?

Diversos itens compõem um quarto e com certeza a escolha ideal da luminária faz toda a diferença na hora de criar um espaço mais aconchegante e convidativo. Isso porque a iluminação dos ambientes passou de um mero fator de produzir claridade, para um artigo de decoração. No mercado existem diversas opções de tamanhos, cores, estilos, intensidade e direcionamentos. São tantos fatores a serem observados que algumas dicas podem te ajudar na hora de escolher a luminária ideal para o seu quarto.

Estilo do quarto

Por ser parte decorativa do ambiente, é preciso levar em conta o estilo do seu quarto. Se é retrô, clean, clássico ou outros, ao definir a linha decorativa você deve seguir a mesma tendência para a luminária. Em quarto de crianças e jovens, por exemplo, opte por uma luminária Fun que além de ser uma graça dá um aspecto divertido ao ambiente.

Tamanho do ambiente

É sempre bom ter noção do tamanho do ambiente para que não corra o risco de colocar em um espaço pequeno uma luminária gigante, por exemplo. O ideal é ter uma simetria entre os objetos que compõem o ambiente e a luminária. Existem várias opções de mesa, parede e pendentes para dar aquele toque especial no seu quarto. Se for comprar de mesa em sites, por exemplo, dê uma olhada nos tamanhos e meça no seu criado mudo para tentar visualizar a proporção.

Cor

A cor também é fundamental, em muitos ambientes a luminária é a peça chave do quarto, escolha uma que harmonize com as cores dos móveis e decoração. Saia do tradicional branco com pé de madeira, solte sua criatividade e busque por aquelas luminárias que são criativas e diferentes.

Leitura ou descanso?

Para se ter um bom resultado, é preciso também saber para que a luminária será utilizada:  se é para leitura ou simplesmente um ponto de luz mais próximo. Veja qual a sua necessidade! Se for para leitura, recomenda-se uma luz mais forte com passagem de luz direcionada. Se for apenas para descanso ou praticidade, fique livre para ousar com modelos criativos sem ponto focal.

Quartos

Quarto de bebê requer mais aconchego. Luminárias com cúpulas ou de formas criativas infantis com luz amarela “fraquinha” é uma boa dica, já que este ambiente querer a necessidade da luz acesa durante um maior tempo. Já no quarto do casal, pode-se optar por uma luminária para leitura em seu criado mudo e outra para descanso, use as duas opções. Em quarto de estudantes, a luz direcionada ajuda no momento da leitura, mas uma luz mais forte para as demais atividades, também ajuda e muito

O legal é você analisar, conforme sua necessidade, qual a luminária mais adequada. Aposte em seu bom gosto e se puder, leve várias para sua casa, faça composições e veja qual melhor se adéqua à sua necessidade.