10 dicas essenciais para preservar mais o seu material escolar

Para a alegria de muitos pais, as aulas já estão começando. E, para iniciar com tudo em cima, vamos passar umas dicas de como cuidar bem dos materiais escolares, afinal eles precisam ser bem cuidados desde o inicio do ano para que durem até o fim.

Conversar com a criança sobre os cuidados que deve ter com os materiais escolares é importante para que ela adquira responsabilidade com os seus pertences. É importante também convidar o estudante para participar na organização da mochila e os materiais que vão para escola.

1 – Lancheira

Se seu filho leva lanche para escola é imprescindível ter uma lancheira. Colocar comida e sucos no mesmo compartimento que os materiais não dão certo. Líquidos costumam vazar, manchar e até mesmo estragar os cadernos e folhas.

Dê preferência para às térmicas, elas mantêm os alimentos  mais fresquinhos. Então a regrinha é cada coisa no seu lugar…cadernos e penal na mochila e lanche, na lancheira.

2 – Mochila

A escolha da mochila sempre é para agradar o gosto da criança. Personagens de desenhos em quadrinhos ou super heróis estão entre os mais procurados. Mas uma dica é você também observar a idade e o peso do material que a criança vai levar para escola. Mochilas de alças são bem mais em conta, mas tendem a estragar se a criança deixar em qualquer canto.

Já as de rodinhas evitam o contato com o chão e por ficarem apoiadas tende a preservar o material de locais molhados e sujos que podem danificar o material. Sempre confira, junto com seu filho, se todos os materiais necessários estão na mochila e não deixe ele levar muito peso.

3 – Encapar os livros

Parece coisa do passado, onde os colégios exigiam que os cadernos e livros fossem encapados com plástico ou papel contact. Mas saibam que estes recursos ajudam e muito a preservar os materiais. Primeiros que se algum liquido derramar na capa, pode ser limpo com um pano sem causar muitos estragos. E segundo ao encapar os livros evita as famosas “orelhas” na capa. O legal que hoje existem algumas papelarias que oferecem este serviço de encapar livros, é só se informar.

4 – Canetas

É muito comum as canetas estourarem a tinta. E o dano pode se estender do penal para toda mochila e materiais. Por isso, manter as canetas sempre com as tampas bem fechadas ajuda a não danificar, preservando todos os materiais e também evita o ressecamento da tinta. Esta dica vale também para as canetas hidrográficas.

5 – Cola

Esta também faz muito estrago na mochila. Esquecê-la aberta é um problema. Além de melecar o penal pode estragar folhas e cadernos caso estiverem próximos. A dica é a mesma das canetas, sempre verificar se está fechada e guardar dentro do penal.

6 – Lápis

No inicio do ano os lápis estão uma maravilha, grandes e apontados. Uma dica para conservar os lápis é sempre guardá-los em penal ou estojo para não quebrar as pontas. O ideal é ter um estojo que possua dois compartimentos, um só para lápis de cor e outro para borracha, lápis comum, apontador entre outros.  Cuidado com a cola e corretivos verifique se estão bem fechados para não melecar seus lápis.

7 – Identificação

Sempre é bom os materiais terem a identificação. Hoje existem etiquetas para todos os gostos. Colocar o nome e o colégio é importante caso se perca alguma coisa. Mochilas, penal e lancheira também devem ter identificação. Outra dica importante é sempre conferir os materiais quando seu filho chega da escola, caso perceba que faltou alguma coisa, procure em sua casa, pergunte a criança se ela sabe onde deixou e só depois envie um bilhete a professora.

8- Blocos de rabisco

Eu adorava desenhar corações e arco-íris nos livros e em todo meu material. No começo pode até parecer bonitinho, mas no fim do ano meu material estava horrível. Comprar um bloquinho para quando tive aquela vontade de rabiscar é uma ótima dica. Hoje existem bloquinhos de vários formatos e com os mais variados desenhos, inclusive dos personagens que as crianças adoram.

É importante conversar com a criança e explicar que aquele material pode ser reaproveitado e que se tiver muito ruim, não vai dar para passar adiante. Sustentabilidade esta é palavra.

9- Só o necessário

Acumular provas, cadernos, livros desnecessários na mochila pode acabar danificando os mesmos . Deve-se sempre levar para a escola apenas o que vai ser utilizado no dia.  Além disso, muita coisa na mochila acaba pesando nas costas, podendo causar dores e alteração na postura da criança.

10 – Sempre organizar

É um hábito como escovar os dentes. No começo é uma briga, você pensa que seu filho não vai lembrar de escovar os dentes sozinhos, mas no fim eles acabam se acostumando. A organização da mochila não é diferente, tem que insistir desde o começo. As crianças podem e devem ser responsáveis com os seus objetos e cabe aos pais auxiliarem eles neste entendimento.